Consultar PIS 2018 pela internet: Onde e como fazer a consulta

Consultar PIS 2018 – Em 2018 o PIS completa 48 anos de existência. Instituído pela Lei Complementar n° 7/1970, o programa foi criado pelo governo para fornecer benefícios aos trabalhadores das empresas privadas.

O objetivo era permitir a integração entre empregados e empregadores.

Paralelamente a ele, os servidores públicos ganharam o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) por meio da Lei Complementar n° 8/1970, onde municípios, territórios, Estados e União cooperam num fundo direcionado a esses servidores.

PIS 2018

Enquanto o PIS está sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal, no que tange ao repasse dos valores aos trabalhadores, é o Banco do Brasil quem cuida do PASEP nesse sentido.

Até o começo de outubro de 1988, os empregados recebiam os recursos provenientes do programa em contas próprias.

Todavia, depois dessa data os valores do PIS/PASEP começaram a ser enviados ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Desse modo, esses recursos agora servem para custear programas sociais, como Abono Salarial e o seguro desemprego. Também são usados no financiamento de programas e projetos de desenvolvimento econômico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Rendimentos do PIS

Aqueles que não sacaram os valores acumulados antes dessa data, as chamadas quotas, começaram a ganhar rendimentos todo ano em cima dessas quantias.

Esses rendimentos podem ser sacados com a ajuda do cartão cidadão ou com documentos oficiais (RG, CTPS entre outros) nas agências Caixa.

Porém, para poder sacar o saldo integral é necessário atender a requisitos específicos, os quais você encontra aqui neste link.

Quem tem direito ao PIS 2018-2019

O abono salarial é outro valor pago por meio do PIS/PASEP todo ano para os trabalhadores que tenham cadastro no programa há cinco anos, no mínimo, e que tenham trabalhado no ano-base por pelo menos 30 dias (consecutivos ou não).

É preciso também ter recebido remuneração média de até 2 salários mínimos por mês, além de ter todas as suas informações profissionais em dia junto ao cadastro do RAIS (Relatório Anual de Informações Sociais).

Consultar PIS 2018 pela internet

Aqueles que desejam saber ou consultar sobre o PIS, podem fazê-lo por meio do seguinte site.

Basta colocar o número do seu NIS (PIS/PASEP) e sua senha. Se não tiver senha, basta cadastrá-la conforme a opção logo abaixo dos campos para logar.

Se você quiser consultar informações sobre o programa ou tirar dúvidas, você poderá fazer direto no site oficial da Caixa Econômica Federal, na página do programa.

Também é possível se informar na seção de perguntas frequentes do programa.

Consultar PIS 2018 pela internet

Consultar PIS 2018 na Caixa

Caso você prefira se informar pessoalmente, basta se dirigir até uma das agências da Caixa Econômica Federal. Para sacar o valor, você precisará do Cartão Cidadão.

Caso não o possua, poderá usar um documento oficial e original com foto, sua carteira de trabalho e o NIS (Número de Identificação Social) ou o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) para a realização da consulta dos dados. Você pode ver quais outros documentos podem ser usados no link.

Você também pode baixar para o seu smartphone o aplicativo do programa, o Caixa Trabalhador, e ficar por dentro sobre as informações do PIS e do seguro-desemprego. Acesse aqui.

Consultar PIS 2018 pelo telefone

Outra opção de consulta é por meio do telefone da Centra de Atendimento Caixa: 0800 726 0207. É necessário possuir o número do PIS e o RG.

Consultar PIS 2018 pela internet: Onde e como fazer a consulta
3.5 (70%) 2 votes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *