Como descobrir número do PIS

Como descobrir número do PIS – Muitas trabalhadores perdem o numero do PIS, ou não sabem onde achar o numero e na hora que precisa para fazer a consulta do PIS ficam desesperados. Neste artigo você vai saber como saber o número do PIS! Leia até o final!

PIS, o que é

O PIS é um programa que traz benefícios ao trabalhador brasileiro. Por meio do Programa de Integração Social, o trabalhador do setor privado consegue acesso às vantagens estabelecidas por meio da lei e pode contribuir para o desenvolvimento das organizações privadas.

Ele foi instituído através da Lei Complementar n° 7/1970. Feito pelo Governo Federal, o programa pretende a integração do trabalhador da iniciativa privada junto ao desenvolvimento da organização.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo repasse dos valores do programa para os trabalhadores.

PASEP

Junto ao estabelecimento do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 trouxe o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), no qual Estados, Distrito Federal, Município, União e territórios cooperam com o fundo voltado para os servidores da área pública.

O Banco do Brasil é o responsável pelo seu pagamento junto aos servidores públicos.

Contudo, o PIS/PASEP não se manteve o mesmo desde o seu nascimento como programa social. Ele sofreu mudanças a partir de 04/10/1988.

Até essa data, as empresas contribuíam para o Fundo PIS/PASEP, que redistribuía as quantias para os trabalhadores como quotas proporcionais ao tempo de trabalho e ao salário.

Depois dessa data, os valores passaram a ser enviados para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), passando a ser usado no abono salarial, seguro-desemprego e no financiamento de projetos de desenvolvimento econômico do BNDES.

Requisitos para receber PIS 2018

Aqueles que não sacaram suas quotas antes da mudança passaram a receber rendimentos anuais sobre elas. Desse modo, o PIS passou a pagar rendimentos e os abonos salariais todo ano.

Porém, também é possível sacar os saldos das quotas desde que se preencha certos requisitos, os quais podem ser conferidos aqui neste link.

Para receber o abono salarial do PIS 2018, é necessário ter feito seu cadastro no programa em 2013 ou antes, pois cinco anos é o prazo mínimo exigido para se ter direito aos benefícios.

descobrir número do PIS

Também deve-se ter trabalhado por pelo menos trinta dias no ano usado como base, de forma alternada ou sequencial, tendo recebido remuneração média de até dois salários mínimos mensais.

Seus dados também devem estar corretamente informados junto à Relação Anual de Informações Sociais, a RAIS.

Veja quando você receberá o PIS de acordo com o calendário

Veja agora o passo a passo de como descobrir número do PIS.

Como descobrir número do PIS

O número do PIS do trabalhador é obtido após cadastro realizado pelo empregador.

Descobrir número do PIS Carteira de trabalho

Quem atualizou a antiga carteira de trabalho para uma versão nova, tendo já passado pelo primeiro emprego, poderá encontrar o número do PIS na página junto aos dados como nome, RG etc.

Ele é o mesmo número do NIS (Número de Identificação Social), só que com informações referentes aos vínculos empregatícios do trabalhador.

Descobrir número do PIS Cartão Cidadão

Também é possível  descobrir número do PIS no Cartão do Cidadão, usado para a realização do saque do PIS/PASEP e outros benefícios, como Seguro-desemprego.

Descobrir número do PIS pela internet

Há também como descobrir número do PIS online, é necessário seguir os passos a seguir:

  • Acessar o site do DataPrev através deste link;
  • Clicar no canto superior a esquerda em “FILIADO”;
  • Em seguida, basta preencher com o nome completo, nome da mãe, CPF, data de nascimento e RG. É necessário clicar no ícone “Ignorado”, preencher o campo com as letras e números que aparecem aleatoriamente e clicar em continuar.

Consultar PIS online 2018

Quem deseja verificar se o seu pagamento do PIS 2018 está disponível, pode fazê-lo por meio do site da Caixa.

Para isso, basta colocar o número do seu PIS e sua senha. Se não possuir senha, basta clicar no botão de “Cadastrar Senha” logo abaixo e fazer uma!

Caso deseje se informar melhor, ou tirar dúvidas, você pode acessar a página oficial do programa no site da Caixa.

Leia em as informações e busque os canais de atendimento Caixa, caso ainda tenha perguntas ou dúvidas. Fique atento também às datas do calendário de pagamento do benefício para não perdê-lo, caso tenha direito a ele.

Como descobrir número do PIS
5 (100%) 1 vote

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *