Cadastro PIS

Cadastro PIS – O Programa de Integração Social (PIS) foi instituído pelo Governo Brasileiro através da Lei Complementar n° 7/1970. Ele veio como forma de assegurar benefícios e direitos para funcionários da iniciativa privada.

Tem por objetivo a integração do empregado do ramo privado junto ao desenvolvimento da empresa. A CEF (Caixa Econômica Federal) é a encarregada pelo pagamento dos benefícios aos trabalhadores brasileiros. Os servidores da iniciativa pública também possuem um programa semelhante, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).

Este foi criado por meio da Lei Complementar n° 8/1970. Nele, a União, os Estados, o Distrito Federal, os territórios e municípios se unem em colaboração com um fundo direcionado para os empregados da área pública. O pagamento dos benefícios do PASEP é feito pelo BB (Banco do Brasil).

Cadastro PIS, o que é?

O cadastro do PIS do trabalhador é realizado pelo empregador após a inscrição dele no NIS (Número de Identificação Social). Tendo-se a inscrição NIS, ela é cadastrada no PIS.

cadastro pis

O cadastro dos empregados no PIS pode ser feito de modo online, por meio do sistema Conectividade Social (é preciso de liberação para poder acessá-lo), ou por lote (através de envio de arquivos).

Como fazer o cadastro?

Para fazer o cadastro dos empregados junto ao NIS, recomendamos que leia os arquivos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal:

Tendo o número do NIS, você poderá prosseguir com o cadastramento junto ao PIS pelo site.

Para mais informações, recomendamos que leia a página oficial do NIS no site oficial da CEF:

Por que é importante ter o cadastro PIS?

É por meio do PIS que o trabalhador poderá consultar ou sacar o abono salarial, seguro-desemprego, FGTS entre outros benefícios junto à CEF.

Requisitos para receber PIS, saiba quais são?

Os requisitos para receber o abono salarial são:

  • Pelo menos 5 anos ou mais de cadastro no programa;
  • Ter obtido renda mensal média de até dois salários mínimos no ano usada como base para o benefício;
  • Ter trabalhando pelo tempo mínimo de trinta dias (em sequência ou alternados), no ano-base junto a uma empresa devidamente registrada com Pessoa Jurídica;
  • Na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), as suas informações cadastrais profissionais devem estar corretamente cadastradas. Isso é responsabilidade da empresa empregadora.

Para sacar o saldo total das quotas, é preciso atender critérios determinados, que você encontra aqui.

Para mais informações sobre o PIS, acesse o site da Caixa por aqui.

Cadastro PIS
Vote se gostar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *